ATO AUTORIZATIVO
Credenciada pelo Ministério da Educação através Portaria Nº 1.348 – D.O.U , de 02 de dezembro de 2016.
DENOMINAÇÃO DO CURSO
Licenciatura em Pedagogia
O curso de Licenciatura em Pedagogia está consubstanciado a uma proposta formativa que pretende articular a teoria e prática na formação do pedagogo, tendo em vista a construção de um perfil de educador com ênfase na docência e na gestão educacional. A Faculdade Metropolitana do Marajó tem suas premissas pautadas nas necessidades postas pela evolução da sociedade local e das exigências do mundo contemporâneo, no primeiro momento, bem como nas mudanças apontadas, pois a cada dia as informações confirmam a velocidade e a irreversibilidade das transformações que afetam e continuarão afetando a sociedade e consequentemente a educação. Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o curso pretende formar o Pedagogo para “exercer funções de magistério na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos e na Área de Serviços e Apoio Escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos”.
OBJETIVOA FAMMA tem como objetivo possibilitar a formação de professores com base científica, técnica, pedagógica e políticas para exercer as funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, de Educação Profissional, bem como nas demais áreas do cenário escolar e em outros ambientes nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSOO perfil do pedagogo formado pela FAMMA decorre de uma compreensão ampla do fenômeno educativo, do comprometimento político e ético com uma sociedade mais justa e fraterna e da capacidade de análise, reflexão e atuação nos mais variados espaços educativos, tendo no horizonte as demandas educacionais requeridas pela sociedade brasileira. O graduado em Pedagogia pela FAMMA deve: dispor de habilidades teóricas, práticas e metodológicas para atuar como docente na educação infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental; como gestor e coordenador em instituições educacionais em geral e em espaços não escolares; ser capaz de dominar os diferentes recursos metodológicos para aliá-los ao seu oficio de professor; trabalhar com segurança e respeito os aspectos da diversidade e inclusão, dominar a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação, privilegiar as saberes sociais, econômicos e culturais de seu local de atuação, proporcionar aos seus discentes o contato com a prática da pesquisa; ser acima de tudo um profissional ético e consciente de seu papel de professor e formador de opinião.
CAMPO DE ATUAÇÃOA profissão de Pedagogo foi regulamentada, no Brasil, em 28 de novembro de 1968 por meio da Lei nº 5.540. Além da regulamentação, dessa Lei emergiram as especializações: Orientação, Supervisão, Inspeção e Administração Escolar.
Dentre uma vasta área de atuação do Pedagogo nos dias atuais, abaixo relacionamos algumas delas:
• Educação infantil;Para o alcance de seus objetivos organizacionais o Pedagogo necessita desenvolver basicamente competências, tais como:
Domínio de conhecimentos básicos da área.A partir da conexão entre as competências acima, o Pedagogo deverá estar apto a desenvolver habilidades, tais como:
• Segurança: produto de qualificação sistemática, que amplia o conhecimento e aperfeiçoa as relações que se constroem no universo da Instituição.